top of page

Sou escritor iniciante. Qual o melhor meio de publicação nos dias de hoje? Que caminho tomar para se


Essa pergunta, a do título foi feita a mim, por um rapaz de 19 anos. Estávamos numa Starbucks num shopping em São Paulo. Eu o olhei e disse com um sorriso: “Primeiro deve contratar um bom capista para que faça uma capa de livro que atraía seus primeiros leitores.” Nos dois rimos, pois estávamos ali tratando de detalhes da editoração do seu livro. Ele queria me contratar para fazer a capa de seu livro e a diagramação do miolo. Pois bem. Quanto a sua pergunta, digamos, intricada, eu me calei pensativo. Não há uma resposta exata, mas eu sabia de muita coisa e disse algo como: “Há bons caminhos, melhores do que antes.” Depois conversamos sobre a capa do livro e fechamos. Antes de nos despedir, eu disse a ele: “Desculpe não ter te dado uma resposta melhor. Mas estou para escrever sobre isso. E então uma semana depois o enviei um email com maiores detalhes de como publicar um livro, quais os modelos hoje, e de como farejar um caminho para ser um escritor de sucesso. Digo “farejar” o caminho, pois o sucesso só virá da caminhada de cada um; e além de saber das coisas, ter um livro bom, uma outra série de elementos se juntam para que uma pessoa de torne um escritor de sucesso, e não era disso que queria falar era apenas indicar direções mais inteligentes para quem parecia perdido.

Meu Email

“Caro Felipe, fico feliz de ter gostado da capa de seu livro. Mas venho aqui falar de outra coisa. Da pergunta que em fez. De tentar ajudar você na empreitada, na aventura de publicar seu primeiro livro. Veja, o sucesso veio para muita gente, uns de um modo outro de outro. A verdade é que um livro tem que agradar a duas e três pessoas. Tendo isso você já pode ser um suposto candidato a se tornar um best-seller. Sim, você deve estar rindo. Mas é isso mesmo. Se duas ou três pessoas gostaram do seu livro, você é um candidato ao sucesso. A estrada para ser eleito é enorme, mas já é um candidato a se tornar um escritor de sucesso. Você pode dizer que mostrou para 7 pessoas e cinco delas não pareceram tão entusiasmadas, isso é natural pois a natureza faz tudo assim, nada é unanime nesse mundo. Mas se você tem uma, ou duas, ou três pessoas que percebeu em seus olhos, no tom da voz que seu livro é bom... Parabéns! Você é um novo candidato ao sucesso. Fique feliz, comemore! Ok. Agora volte ao chão. Há centenas de candidatos por aí. Acha isso uma má notícia? Não, saiba que por outro lado há milhares de escrivinhadores que nunca serão candidatos, mas como numa esquizofrênia pensam ser o próximo Umberto Eco. Deixe eles. Pois bem. A minha dica é faça uma boa capa de livro, uma boa diagramação, uma boa revisão de texto, ótimo você já tem isso pois nos contratou. Agora como publicar?

A primeira pergunta:

Que tipo de pessoa sou eu.

Sou um comunicador

Tenho muito conhecimento de ferramentas da internet

Prefiro trabalhar à moda antiga

Com essa pergunta você elimina e limpa o terreno.

Eu o conheci. Você é jovem tem conhecimento da internet.

Então eu te digo hoje o começo do caminho para se tornar um escritor de sucesso é pela internet.

Redes Sociais

Invista em amizades na rede. Poste não só coisas suas mas de outras pessoas. Invista em bunners, em booktrailer, disponibilize trechos do livro pode ser em pdf.

Na vida Real

Vá a eventos. Participe de palestras, dê sua opinião, visite estandes, converse com editores e editoras, cara a cara. Distribua cartões, faça sua propaganda. Mostre quem você é também ao vivo, não apenas pela internet.

Troque ideias, soluções, problemas. Peça ajuda e ajude quem também está precisando. Organizem projetos, noites de autógrafos, lançamentos, enfim, há muito o que pode ser feito, e você contará com o apoio de pessoas que passam pelo mesmo que você.

E então, publique em impresso se puder. Mas sobretudo nesse momento inicial você tem que chamar a atenção. E você vai precisar fazer isso com baixo custo. E você precisa estar em muitos lugares e você está em muitos lugares quando está na rede. Na internet. E para que você não tenha que sair pesquisando como publicar meu livro na internet, vou deixar essa lista de plataformas. Não sei se respondi, mas os caminhos estão aí. Abraços

O Kindle Direct Publishing é a plataforma mais popular do mundo. Nela, você pode publicar sem nenhuma burocracia (característica compartilhada por todas as plataformas sugeridas nesta lista): você cria seu livro nos formatos legíveis para aparelhos Kindle e pode comercializá-los para uma gigantesca base de audiência em todo o mundo.

Kobo Writing Life

Com proposta semelhante ao Kindle Direct Publishing, o Kobo Wrinting Life é uma plataforma do e-reader Kobo. Com um site bastante intuitivo, você cria sua conta, segue os passos para publicação, escolhe o preço (caso opte pela venda) do seu livro e monitora o impacto de leituras e vendas geograficamente.

Wattpad é a maior comunidade de leitores e escritores do mundo. Além de possibilitar que você publique seu livro, interaja com leitores e conheça outras obras, a plataforma já revelou vários novos autores para o mercado editorial, entre eles, Anna Todd, autora da trilogia “After” que teve mais de 1 bilhão de acessos e 6 milhões de comentários. Sus história foi publicada em todo o planeta e adaptada para o cinema.

Ainda pouco conhecido no Brasil, o Xinxii é uma das plataformas mais famosas da Europa. Bastante intuitiva (apesar do site em português não ser atrativo), você cria sua conta, publica e escolhe em quais lojas digitais quer vender o seu livro. Como ela própria se apresenta, o Xinxii é uma plataforma para escritores e editores independentes. Quem sabe se, de repente, você, autor recluso, não encontra um editor que aposte no seu talento.

Plataforma criada pela editora Leya, o Escrytos permite que você possa vender seu livro em lojas como LeyaOnline, Amazon, Apple Store, Barnes & Noble, Fnac.pt, Gato Sabido, Google, IBA, Kobo, Livraria Cultura, entre outras. A plataforma também permite acompanhar o fluxo de vendas em tempo real.

Creative Book Builder

Ao contrário das outras plataformas desta lista, o Creative Book Builder, como o seu nome já sugere, é um aplicativo onde você “constrói” seu livro exclusivamente no mobile. Ou seja, você não precisa upar um arquivo, você pode ir escrevendo e montando-o de forma totalmente interativa e depois decidir em qual formato irá salvá-lo.

Livrorama é um portal, bem dividido e organizado, para fazer sua publicação com a possibilidade de venda dos livros. Com ranking de obras mais vendidas, o site tem uma funcionalidade pouco explorada por outras plataformas: a impressão, transformar o e-book em livro físico. Para que não haja dúvida, o projeto traz uma página exclusiva de perguntas e respostas com os principais tópicos.

Agregando autores independentes, o Perse é uma plataforma que também facilita a publicação de livros impressos (sob demanda). Basta criar sua conta, selecionar o formato de arquivo que prefere salvar e, enfim, publicar. Sem complicações.

Book Creator

Com um objetivo mais específico em relação às outras plataformas, o Book Creator é um aplicativo disponível para mobile cujo o público-alvo são educadores que tenham projetos que possam ser trabalhados com alunos. Você pode montar seu livro no próprio aplicativo e compartilhar com seus alunos.

Muito semelhante ao Wattpad, o Widbook é uma rede social, na qual você consegue publicar seu livro e ver comentários e avaliações a respeito dele. Você pode ainda migrar o conteúdo de um blog e transformá-lo em e-book. O site tem uma ótima navegabilidade e é bastante intuitivo. Ótima opção para você desengavetar o livro que está escondido lá no fundo da pasta “Documentos”.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page