Alexander McCall Smith é autor de mais de 60 livros, incluindo o best-seller Nº 1 Agência de Mulheres Detetives
Por que você escreve?
Como a maioria dos escritores, escrevo porque sinto que preciso fazê-lo. Não é exatamente uma compulsão, mas é bem perto disso. A escrita faz sentido do mundo de alguém, que é o que a maioria de nós quer fazer em algum nível ou outro.
Quais romancistas você admira?
Eu gosto dos suspeitos de costume - os grandes romancistas do século 19, como Tolstoy, Flaubert e Dickens - mas eu gosto muito de ler romances do século XX e contemporâneos também. Graham Greene foi um grande mestre. RK Narayan, o escritor indiano que criou uma maravilhosa série de livros na pequena cidade indiana de Malgudi, é um dos meus grandes heróis literários. Ele é uma espécie de miniaturista, assim como Barbara Pym, outro entusiasmo meu. Então, para um pouco de humor, admiro muito a EF Benson e seus romances Mapp e Lucia.
Descreva o caminho para o seu primeiro romance ser publicado ...
Comecei como escritor de livros infantis. Eu entrei em uma competição de escrita e tive a sorte de ser um dos vencedores. Depois de escrever vários livros infantis, comecei a escrever contos e depois comecei a escrever romances.
Como ter um agente literário ajudou você?
Em um estágio muito inicial da minha carreira de escritor, adquiri um agente. Eu tive muita sorte de ter Gina Pollinger do meu lado e ela continuou a me representar até sua aposentadoria. Fui então a Caroline Walsh na David Higham Associates, que fez um trabalho maravilhoso para mim. Um bom agente está acima do preço dos rubis.
De que maneiras você 'conserta' seus livros?
Se alguém tem a sorte de ter seus livros absorvidos de uma maneira significativa, há uma quantidade enorme a ser feita para "consertar" os livros. Eu faço muitas viagens e frequentemente frequento festivais literários e outros eventos em todo o mundo. Embora possa ser muito trabalhoso, é sempre muito interessante conhecer os leitores, e acho que é isso que me faz continuar.
Que conselho você daria a um aspirante a romancista?
Eu acho que muitos romancistas no início de suas carreiras gastam muito tempo escrevendo e depois mexendo em seu primeiro livro.
Meu conselho é escrever um livro e depois passar imediatamente para o próximo e depois para o seguinte. Em outras palavras, quanto mais você escrever, melhor você se tornará.
Alexander McCall Smith escreveu mais de 60 livros para adultos e crianças.
E você vai publicar um livro? Nós fazemos de tudo para que ele vá para o mercado como um grande livro, nossos serviços