top of page

Sou escritor, não sei fazer marketing, e agora?


Em uma era de ouro antiga, tudo que um escritor tinha que fazer era escrever; ele produzia páginas, apresentava-as a um editor e deixava que os outros se preocupassem com promoção e publicidade.

Esses dias já se foram.

Hoje, os escritores devem ser seus defensores, profissionais de marketing e promotores mais fervorosos. A autopromoção é tão essencial para o sucesso da escrita quanto qualquer ferramenta na caixa de ferramentas de escrita.

Todos nós sabemos a importância da autopromoção,

mas muitos de nós somos horríveis nisso.

Somos conscientes em todos os outros aspectos do nosso ofício. Delineamos, arranjamos tempo para escrever, editamos e fazemos tudo o que podemos para que nosso trabalho se destaque. Exceto autopromoção.

Para alguns escritores afortunados, a autopromoção é tão natural quanto respirar. Para outros (especialmente introvertidos como eu) é uma tarefa difícil , mas que deve ser feita e bem feita.

Os desafios da autopromoção

Natureza

Em seu livro O poder dos quietos em um mundo que não pode parar de falar , Susan Cain escreve:

"Para avançar em nossas carreiras, devemos nos promover sem nos abalar. Os autores cujos livros são publicados - uma vez aceitos como uma raça reclusa - agora são examinados por publicitários para garantir que estejam prontos para o talk show.”

Se você é um introvertido natural, provavelmente não é da sua natureza chamar a atenção para si mesmo. Claro, você é capaz de ficar no centro das atenções quando é absolutamente necessário, e provavelmente é bom nisso quando o faz, mas fica muito mais confortável trabalhando nos bastidores.

Nutrir

Alguns de nós são criados para não se destacar, então nos esforçamos para postar essa atualização no Facebook sobre a ótima avaliação que acabamos de receber, por favor.

Velho medo da rejeição

Ninguém quer se colocar lá fora e ouvir apenas grilos. Todos nós, de alguma forma, queremos a aprovação dos outros, então quando compartilhamos nosso trabalho e obtemos uma resposta negativa - ou pior, nenhuma resposta - é doloroso. Então, pensamos, por que tudo isso?

Preocupação com a concorrência

A publicação independente abriu as portas para muitos escritores, e a competição para se fazer ouvir é intensa. É difícil e muitas vezes desencorajador trabalhar para se diferenciar de todas as outras vozes clamando por atenção. Quando você tenta, às vezes isso leva ao...

Esgotamento

Marketing e autopromoção é um trabalho árduo, mesmo que você goste de fazê-lo. Para aqueles de nós que não o fazem, apenas o pensamento pode elevar nossos níveis de estresse, então adiamos. Então, quando a hora em que nós entramos de má vontade chegar, a tarefa é tão completamente desanimadora que acabamos rapidamente e fazemos o mínimo possível.

Então, como podemos tornar a autopromoção mais fácil?

1. Criar metas realistas de autopromoção

Se você é um escritor sério, não é estranho criar metas . De terminar um capítulo a atingir uma contagem de palavras específica, definir metas realistas é uma segunda natureza. Então, o que torna nossos objetivos de marketing diferentes? Falei com escritores que estão apenas começando seus esforços de promoção cujos objetivos incluíam:

  • Adicionar 100 seguidores no instagram em uma semana

  • Aumentar as vendas em 4% em um mês

  • Construir e promover uma página de fãs no Facebook e ganhe 50 curtidas por dia

Estritamente falando, nenhum desses objetivos é impossível, mas, para os primeiros passos, eles são bastante elevados. Em vez disso, defina metas mais atingíveis, como:

  • Faça uma postagem dos seus livros e comentários duas vezes por dia

  • Envie seu livro para três sites de resenhas por semana

Depois de atingir esses objetivos, defina a barra mais alta para a próxima rodada. Alcançar objetivos modestos nos dá a confiança necessária para tentar os mais difíceis, evitando o cansaço que sentimos quando nossos objetivos são esmagadores.

2. Mantenha o que está funcionando, solte o que não está

A maioria das plataformas de mídia social permite medir seu engajamento com seu público. O especialista em marketing e mídia social Gary Vaynerchuk escreve em seu livro Jab, Jab, Jab, Right Hook ,

Ignorar a análise profunda disponível para sua página de fãs no Facebook (e outras plataformas em breve) é o equivalente a entrar no ringue sem ter assistido a um vídeo do seu oponente durante uma briga.”

Mesmo que você esteja apenas começando seus esforços de promoção, familiarizar-se com essas ferramentas proporcionará uma grande vantagem, permitindo que você ajuste seus esforços.

Seja qual for o caso, concentrar-se nas plataformas que funcionam para você não é apenas inteligente, mas vai mantê-lo motivado à medida que você alcança cada vez mais leitores.

3. Mude seu foco

Mudar seu foco para ver seus livros como mercadorias a serem vendidas, em oposição ao trabalho que você mantém tão próximo e querido em seu coração, pode ajudar a remover o aspecto pessoal da equação, facilitando assim a promoção.

Como você se sente sobre a autopromoção?

Quais estratégias funcionam para você?

Precisa de ajuda em marketing? Desenvolvemos uma estratégia robusta durante meses que denominamos Fronteiras do Best-Seller conheça aqui

Compartilhe para que outros autores conheçam e ajude em suas vendas

201 visualizações0 comentário
bottom of page