top of page

4 Histórias incríveis de superação

Atualizado: 19 de set. de 2022


Se você está precisando de um pouco de inspiração, conheça 4 histórias de superação sobre pessoas que deram a volta por cima e superaram os mais difíceis obstáculos de suas vidas!

1. Lizzie Velasquez

A norte-americana Lizzie Velasquez, conhecida como “a mulher mais feia do mundo”, é um dos mais belos exemplos de força de vontade.

Lizzie nasceu com uma rara doença genética (ainda desconhecida) que impede o ganho de gordura corporal. Com menos de 30kg, a condição de Lizzie fez com que ficasse cega de um olho e desenvolvesse um frágil sistema imunitário.

Alvo de cruéis ataques de bullying na escola e na internet (quando se tornou “famosa” com um vídeo que a intitulava “a mulher mais feia do mundo”), Lizzie enfrentou momentos de forte depressão.

Mas, conhecida pela sua força e otimismo, Lizzie não se deixou abater e deu a volta por cima! A jovem usou a visibilidade negativa que atribuíram a sua imagem para iniciar uma campanha contra o cyberbullying ao redor de todo o mundo.

Eu sou humano ... é claro que essas coisas vão machucar ... (mas) eu não vou deixar essas coisas me definir.

O que aprendemos com Lizzie? A maior beleza do ser humano está nas suas ações! Ser positivo, ajudar quem precisa e espalhar boas mensagens faz com que nos tornemos pessoas muito mais bonitas!

2. Nick Vujicic

Outro exemplo de superação e que vai te fazer sentir vergonha de reclamar constantemente de “pequenos problemas triviais” de sua vida é a história de Nick Vujicic.

Nick nasceu sem os membros superiores e inferiores (devido a uma rara síndrome conhecida por Tetra-amelia) e, durante muitos anos, procurava incessantemente obter uma simples resposta: “Porquê eu, Deus?”. Após tentar se matar com apenas 8 anos de idade, Nick percebeu que com a sua fé conseguiria superar todos os problemas que enfrentasse em sua vida!

Com 17 anos de idade, fundou a Life Without Limbs (“Vida Sem Membros”, em português), uma instituição sem fins lucrativos que visa ajudar pessoas com deficiência física a enfrentar as suas limitações.

Atualmente, Nick viaja o mundo todo dando palestras motivacionais sobre como é importante manter a esperança e ter um “sentido maior” para a vida! De acordo com Nick, todos nascem com um propósito e temos que saber reconhecer nossa tarefa em vida para sermos pessoas plenamente felizes!

Tenho a chance de escolher. Você tem a chance de escolher. Podemos optar por ser indivíduos que dão importância apenas às decepções e insistem em enfatizar as falhas e deficiências. Podemos decidir ser pessoas amargas, raivosas ou tristes. Ou, ao contrário, quando tivermos de encarar períodos difíceis e lidar com pessoas daninhas, podemos optar por aprender com a experiência e seguir em frente, assumindo a responsabilidade por nossa própria felicidade.

3. Albert Einstein

Não desistir de tentar! Além da Teoria da Relatividade, a persistência e luta pelos nossos sonhos é uma das principais lições que Einstein deixou para a humanidade!

Muita gente não sabe, mas o maior gênio do século XX era considerado um “mau aluno” e “completamente inútil” por seus professores da universidade.

Mesmo sendo totalmente desacreditado por seus professores e alguns familiares, Einstein não desistiu e a sua incansável persistência o levou a conquistar o Prêmio Nobel da Física, em 1921, além de ser consagrado o mais memorável físico de todos os tempos!

Como Einstein costumava dizer:

“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa”




4. Chris Gardner

Chris Gardner é um dos homens mais ricos dos Estados Unidos, com uma fortuna estimada em 600 milhões de dólares! Mas quem vê Gardner agora não imagina todos os sofrimentos e desafios que este homem teve que enfrentar.

Apesar de dormir na rua, passar fome e frio não bastasse, o maior sofrimento de Chris Gardner foi ter que ver o seu filho passar por tudo isso! Mesmo com todas as dificuldades, Christopher não desistiu por um só minuto de lutar por uma vida melhor para seu filho. Lutou, persistiu e venceu!

A sua história ficou mundialmente famosa em “A Procura da Felicidade” (sim, aquele filme com o Will Smith que sempre te faz chorar), baseado no livro homônimo escrito por Gardner.

Chris costuma dizer: "se eu consegui, então você também pode!"

Atualmente, Chris Gardner usa a sua experiência e história de vida para compartilhar com as pessoas de todo o mundo como quebrar os obstáculos da vida e seguir os seus sonhos com esperança e determinação!

“Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se você quer uma coisa corre atrás.” (Chris Gardner – “A Procura da Felicidade”).

Se gosta de postagens como essa se inscreva para receber

nossa newsletter - Assinar


5.245 visualizações0 comentário
bottom of page