top of page

Finalmente: O Segredo para melhorar seu livro em 5 passos


É incrível o que algumas mudanças podem fazer por seu texto e contribuir para que seu livro seja muito melhor do que era antes. As dicas abaixo são valiosas e são usadas por muitos escritores de enorme sucesso em vendas e crítica. Esses procedimentos podem ser poderosos se entendê-los e aplicá-los em seus futuros livros. As mudanças podem criar um efeito extraordinário e elevar seu livro a um outro patamar. É bom antes sublinhar que essas mudanças não combinam com preguiça e muito menos com o ego inflado. Pois então se você acha que seu livro está perfeito (e não está claro) esse artigo não é para você. Mas se quer investir um pouco de sua atenção, tempo e raciocínio para compreender o objetivo desse artigo, vamos em frente e você terá algo surpreendente pela frente.

Mas antes gostaria de falar sobre o por que dos erros estarem ali, e qual a razão de você não notá-los e lançá-lo no mercado muito aquém do que poderia alcançar em qualidade se enxergasse os defeitos e aplicasse as mudanças necessárias.

Falta do conhecimento... Você não vê!

Aquilo que vai tornar seu livro cansativo e sem chances tanto em vendas como em concursos literários é que você não tem o conhecimento de exclusivas técnicas de escrita. Bem, acontece que seu cérebro te engana ligando seu livro a outros livros que você leu. Seu cérebro te diz que eles são bem parecidos, e realmente o são em muitas coisas: ação, enredo, personagens, diálogos, trama etc. Mas os detalhes que faltam - e que fazem um bom livro ser um bom livro - seu cérebro preenche com seu ego. Você não tem culpa, pois não vê. Está entusiasmado e quer publicar seu livro, eu compreendo. É como dizer a um cego para descrever os detalhes de um cenário específico. Você não vê. Simples assim. Mas poderá ver, ter olhos de grande escritor e a partir daí elevar não só seu livro de agora mas todos os futuros livros que era escrever a um nível muito mais elevado em toda sua vida de escritor.

O amigo da onça (calma ele não faz de propósito ou faz?)

Uma coisa muito ruim do escritor iniciante ou que não obteve grande coisa em vendas é acreditar firmemente na opinião de pessoas próximas. A opinião deles quase sempre são de um ponto de vista ruim para formação do escritor, pois essa opinião tem a seguinte psicologia. “Bem, o livro dele(a) não é nada comparado aos que compro nas livrarias, mas ele(a) que fez, merece meus parabéns.” Entenda comigo, esse pensamento coloca o seu livro em uma posição de amador e seu amigo se sente no dever te dar os parabéns por que você conseguiu escrever um livro, isso não está dando o valor exato do seu livro. Seu amigo ou parente em momento algum será honesto em dizer que o seu livro não pertence ao grupo de livros que ele compra na livraria, ou seja, livros que foram melhor escrito. Eles não fazem por mal, mas esse “parabéns” vai aos pouco minando seu senso crítico. E bem, você quer ver o seu livro nas livrarias e na mão de muitos leitores e receber resenhas mais inteligentes, e sobretudo você quer ter um livro de verdade, e não apenas um livro que merece um “parabéns” duvidoso.

Bem, espero que tenha entendido e pense nisso, sem mais delongas, vamos as 5 dicas que você pode começar aplicar em seu texto e torná-lo em breve um novo livro a caminho do sucesso.

1 - Você deve escrever uma segunda versão

Esse é um dos segredos fundamentais de grandes escritores: ao menos escrever uma segunda versão. Ou seja, ao por o ponto final em seu livro, a 1° versão, seu trabalho não deve se encerrar por aí. A dica é: ao acabar de escrever a 1° versão, deixe seu original “descansar” por uns 15 dias. Não leia nada dele nesse período, relaxe... Passado esses dias comece a escrever a segunda versão, nessa etapa a história estará muito mais maturada em sua cabeça e você vai começar a tirar as ervas daninhas que tornam o seu livro menor do que ele pode ser. Esse processo é mágico! Acredite, você vai ver aí quanto incoerência cometeu. Tornar um livro melhor é sobretudo retirar tudo que é menos relevante, os excessos. No final, a ideia é que seu livro seja reduzido em 10% a 20% da 1° versão. Depois de finalizar a 2° versão você poderá comparar os dois originais e vai ver como seu livro se tornou mais forte na 2° versão. E é essa força que poderá levar seu livro a conquistar muitos leitores.

2 - No processo de reescrita da 2° versão

o que vou encontrar de ruim?

Nesse processo você deve assumir um espírito implacável e crítico com seu texto– não fique acariciando seu ego agora! Um exemplo do que você pode encontrar – e existem dezenas deles – e essa ver daninha pode ao longo do livro diminuir e muito a qualidade do seu livro. Exemplo de escrita fraca na primeira versão:

“ O escritor se sentou em uma das cadeiras em frente a mesa.” Dã – onde mais ele se sentaria? No chão? Com certeza não, então o trecho deve ser retirado.

3 - Omita as palavras desnecessárias

Como disse, nessa etapa você deve ser bastante crítico, e as palavras desnecessárias devem estar aos montes em seu livro. Analise friamente, identifique-as e delete-as sem dó. Palavras desnecessárias ao longo de um livro é puro tóxico ao leitor e ele vai fugir do seu livro por elas, mesmo que sua história seja boa.

4 - Reveja seus personagens

Os personagens é um dos elementos mais importantes para tornar uma história atraente. Analise seus personagens. Faça perguntas e pense bastante no resultado, e faça as mudanças necessárias em seguida.

“Esse meu personagem e interessante?” “Essa atitude dele é coerente?” “Ele está vivo ou apenas sendo figurante apagado?” Bem, o que posso fazer para torná-lo mais interessante e vivo?”

5 - Melhorar o ritmo

O ritmo é algo tão importante quanto qualquer outra coisa que foi dita aqui. Preste atenção: Todo livro bem-sucedido e de grande volume de vendas tem um bom ritmo. E como vou alcançar isso? Bem, cortando as partes chatas. Você vai ler e quando sentir seu próprio ritmo de leitura cair, quando achar cansativo você deve enquadrar esse trecho e eliminá-lo ou diminuí-lo ao máximo. Se mesmo diminuindo o trecho com frases mais coesas não der jeito isso é um sinal claro de que seu livro quer que esse trecho seja eliminado.

Se você aplicar essas 5 regras seu livro vai melhorar em 300%. Uma mágica vai acontecer!

Se você precisa de uma exclusiva atenção nesse processo fale conosco clicando aqui

97 visualizações0 comentário
bottom of page