top of page

Geroge Orwell – 1984 e Revolução dos Bichos por que vendem tanto no Brasil?



Se tornou bastante comum ver 1984 e mesmo a Revolução dos Bichos na lista dos mais vendidos. Mas qual será a razão que Geroge Orwell, um sujeito nascido em 1903 faça sucesso em terras Tupiniquins?!


Talvez a explicação esteja no comentário do cientista político Márcio Juliboni.

Ele explica:

"O mérito de grandes escritores é perceber características mais perenes na sociedade"


Também pode ter influência internacional nesta conta. Em 2017, "1984" liderou as listas de mais vendidos nos Estados Unidos após declarações de Donald Trump. No mesmo ano, a Amazon classificou o livro como o 1º lugar em uma lista de títulos para ler antes de morrer.


Também podemos observar que distopias costumam fazer sucesso entre os brasileiros. Dos 20 mais vendidos no Brasil neste ano, três são do gênero. Outras distopias estiveram na lista dos mais vendidos desde 2010, como "O conto da aia", "Fahrenheit 451", "Caixa de pássaros" e "Divergente".


Há três elementos em "1984" com paralelo na sociedade moderna:


· Vigilância do indivíduo

· Controle de informações

· Criação de um inimigo comum


No livro, a vigilância é feita pelas câmeras nas casas e nos apartamentos, as teletelas. Há um paralelo muito grande com essa parte de aparelhagem eletrônica que temos hoje em dia. Londres, por exemplo, é a cidade com mais câmeras por metro quadrado, há a questão da lei de privacidade na internet, a vigilância de ideologias e do pensamento político.


Ele também fala do controle das informações, com o ministério da verdade. Lá é muito menos sutil, você altera o passado conforme a conveniência do governo. Mas não estamos muito longe disso. Em várias partes do mundo há revisionismo histórico e contestação a fatos.


Por fim, vemos as tentativas de Donald Trump de criar um antagonismo com os latinos e a China. Os nacionalistas europeus querendo uma Europa cristã e culpando muçulmanos por ondas de violência. Todos provocam mobilização da sociedade em torno de um inimigo comum, que serve para se livrar de sentimentos como raiva e frustração tão intensos nesses tempos.


Se gosta de postagens como essa se inscreva em nossa lista para receber nossa newsletter exclusiva- Assinar

41 visualizações0 comentário
bottom of page