top of page

Charles Dickens: o que esse best-seller da era vitoriana pode te ensinar para vender seu livro.

Atualizado: 28 de jul. de 2020





Em 1841, a obsessão dos fãs pelas obras de Charles Dickens foi tão grande que quase causou um tumulto . Quando um navio que carregava cópias da parte final do romance de Dickens, Loja de Antiguidades, chegou a Nova York, foi recebido na doca por milhares de leitores. Esses fãs invadiram o porto, desesperados por serem os primeiros a descobrir como a história terminou.


Os leitores vitorianos eram apaixonados ao extremo. Muitos escritores de 1800 tiveram imensos seguidores. Fãs que esperavam com desesperada antecipação cada novo trabalho que seus autores favoritos produzissem. Isso é ainda mais impressionante quando você considera a limitada tecnologia de marketing disponível naquele momento.

O poder principal do romance vitoriano veio de seu formato de publicação episódica ou em folhetim.


Como? Eu ouço você perguntar.


Bem, podemos aprender uma coisa ou duas dessa abordagem e usar esse método testado e comprovado para melhorar sua próxima campanha de marketing de livros on-line. Um bom conteúdo episódico incentivará os fãs a ficarem realmente empolgados com os próximos trabalhos - embora esperemos que não a ponto de gerar tumultos.

O que é conteúdo episódico ou de folhetim?


Os romances da era vitoriana geralmente não eram publicados de uma só vez. Em vez disso, as histórias seriam publicadas em segmentos, um ou dois capítulos de cada vez, em revistas semanais e jornais. As séries eram um pouco como assistir novos episódios de televisão semana a semana, em vez de estragar um box set de um programa que já terminou.

Embora simples, esse processo foi o segredo do sucesso de muitos autores vitorianos. Os fãs liam essas séries regularmente ao longo da publicação da história e deixavam que ela se tornasse parte de suas vidas. Eles discutiam os pontos da trama em desenvolvimento durante os jantares, liam os capítulos mais antigos para manter a história atualizada e esperavam ansiosamente pela resolução do drama.

Em vez de ler um romance uma vez e depois descartá-lo, os fãs de seriados se envolviam cada vez mais com a história enquanto esperavam e tentavam adivinhar o que a próxima edição traria.


Episódios online


O formato vitoriano de publicar histórias capítulo por capítulo não se adequa a todos os romances - na verdade, pode prejudicar a força de sua narrativa pensar nela em termos de episódios, e não como um trabalho completo. Mas o marketing episódico se encaixa perfeitamente na maneira como as pessoas usam a internet.

Estudos sobre marketing de mídia social descobriram que publicações curtas recebem mais atenção do que publicações longas. Enquanto percorre um feed de notícias, a maioria das pessoas filtra qualquer coisa que exija muito esforço para se ler. Ao divulgar seu livro, as postagens regulares nas redes sociais são vistas por mais pessoas e também ajudam a manter sua escrita na mente de seus fãs.

As postagens regulares são uma ótima maneira de manter seus fãs interessados ​​- o compartilhamento de detalhes de um trabalho futuro criará hype à medida que seus seguidores ficarem curiosos sobre o seu projeto mais recente.


Seja uma provocação


Pense no que torna sua história única. Que elemento do seu romance ressoa com os leitores e o que você pode compartilhar com eles para deixá-los animados?

O que há em sua história que atrai os leitores e como você pode compartilhar isso com eles?

Existem várias maneiras de provocar o público para despertar interesse sem abrir mão de muito. Você pode usar o Wattpad ou mesmo o Feed do Instagram, a timeline do Facebook. Você pode criar biografias de personagens curtos ou criar um blog sobre o mundo em que a história se passa. Você pode compartilhar trechos e parágrafos da história para atrair a atenção das pessoas. Tudo, desde o recheio de sanduíche favorito do seu protagonista, até a história da cidade em que ele vive, pode ajudar os leitores a desenvolver uma conexão com o seu mundo e se empolgar com a história muito antes que eles tenham a chance de lê-la.


Dê a eles algo para fazer


O melhor conteúdo envolverá seus leitores. JK Rowling postou recentemente um enigma de anagrama no Twitter que sugeria um potencial projeto de livro futuro. Como você deve ter adivinhado, seus fãs adoraram e sua tática de marketing inteligente se espalhou pela web.


Da mesma forma, em 2013, quando o romance Inferno de Dan Brown foi anunciado, o título do romance foi mantido em segredo até que os usuários das mídias sociais pudessem decifrar um código de mosaico . O interesse em decifrar o mosaico foi tão grande que o site que hospedava a mensagem secreta caiu temporariamente. Por um lado, esse quebra-cabeça dava aos leitores algo divertido de fazer e, por outro, tornava mais fácil a lembrança do livro, mesmo que apenas no nível subconsciente.


Seja constante, seja conciso


Mais do que tudo, o truque para o conteúdo episódico é ser consistente, manter seu público próximo ao universo do seu livro. Dê aos leitores um pequeno trecho o mais regularmente possível para mantê-los pensando em sua história. Faça-lhes perguntas ou dê-lhes quebra-cabeças para resolver e prometa respostas nos próximos dias. Quanto mais você puder mantê-los envolvidos, mais fácil será manter os leitores de um livro para o outro, além de inspirá-los a compartilhar suas histórias com os amigos.


O romance vitoriano teve sucesso porque estava constantemente presente nas mentes de seus leitores. Os fãs desfrutam de pequenas seções toda semana, durante meses, e esses pequenos trechos de uma história maior ajudam a manter sua paixão acesa constantemente. À medida que você compartilha partes de seu romance com seus leitores, e ao se envolver com eles e dar a eles algo em que pensar, o entusiasmo deles pelo seu próximo trabalho aumentará exponencialmente.


Você compartilhou trechos de conteúdo com seus leitores entre os livros? Eu adoraria ouvir suas histórias nos comentários.


Se gosta de postagens como essa se inscreva em nossa lista para receber nossa newsletter exclusiva- Assinar

151 visualizações0 comentário
bottom of page