Um guia passo a passo pode ajudar novos autores a superar as partes intimidantes de escrever um livro, permitindo que eles permaneçam focados e maximizem sua criatividade.
Escrever um livro inteiro pode ser uma tarefa difícil, especialmente para novos escritores. Exige muito trabalho, extrema ambição e disciplina intensa. Mesmo para escritores de sucesso de best-sellers, a parte mais difícil do processo de escrita pode ser simplesmente sentar para escrever a primeira página. Se você der um passo de cada vez, no entanto, escrever um livro é uma meta alcançável.
O que considerar antes de escrever um livro
Se você é um autor best-seller trabalhando em seu próximo livro ou um escritor de primeira viagem cujo objetivo é a autopublicação, há algumas perguntas essenciais a se fazer antes de começar a trabalhar em sua ideia de livro.
Você tem tempo e energia mental para se comprometer a escrever um livro inteiro? Você deve estar disposto e capaz de manter um cronograma diário de escrita e sacrificar outras atividades no processo de escrita.
Você está preparado para desenvolver habilidades potencialmente desconhecidas, como autoedição e reescrita? Escrever um novo livro muitas vezes irá expor seus pontos fortes e fracos, e muito tempo será dedicado a refinar essas habilidades.
Você tem uma compreensão básica de seus personagens principais, enredo ou assunto? Você não precisa ter tudo resolvido, mas é útil ter uma ideia razoável da forma e direção do seu livro antes de começar a escrita real.
Como escrever um livro
Depois de esculpir o tempo e considerar seu enredo e personagens, a escrita real do livro pode começar. Seguir estas dicas de escrita passo a passo irá ajudá-lo a escrever seu próprio livro:
1. Estabeleça um espaço de escrita consistente.
Se você vai escrever um ótimo livro, vai precisar de um ótimo espaço para escrever. Não precisa ser um quarto à prova de som com uma vista deslumbrante. Tudo o que você realmente precisa é de um lugar tranquilo, livre de distrações, onde você possa consistentemente fazer uma boa escrita. Seja um home office, seu sofá ou uma cafeteria, o ambiente onde você trabalha deve permitir que você se concentre, ininterruptamente, por horas a fio.
2. Aprimore sua ideia de livro.
Talvez você já saiba exatamente do que se trata o seu livro, ou talvez esteja tentando decidir entre um milhão de grandes ideias diferentes. Talvez tudo o que você tenha seja uma imagem para a capa do livro. De qualquer forma, faça a si mesmo algumas perguntas simples antes de começar a escrever. Sobre o que é o meu livro? Por que a história é interessante ou importante? O que me atraiu para essa ideia em primeiro lugar? Quem vai querer ler o meu livro? Se você ainda está procurando uma ideia de livro ou lutando com o bloqueio do escritor, tente usar os prompts de escrita para começar.
3. Descreva sua história.
Bons escritores gastam muito tempo delineando antes de escrever livros. Os esboços podem ser esboços de capítulos detalhados ou folhas de batida simples em que cada seção do livro é plotada. Eles podem ser mapas visuais que servem como uma representação gráfica de para onde seu livro está indo. Independentemente do seu método, o importante é que você tenha um roteiro para suas futuras sessões de escrita.
4. Faça sua pesquisa.
A pesquisa é uma ferramenta essencial para escritores profissionais. Se você está escrevendo um livro de não-ficção, provavelmente vai querer passar um tempo em bibliotecas e arquivos, absorvendo tudo o que puder sobre o assunto. A pesquisa também é útil para escritores de ficção, pois pode fornecer um contexto útil para o período de tempo ou arquétipos de personagens sobre os quais você está escrevendo. Leia livros ou ouça podcasts que abordam assuntos semelhantes aos seus.
5. Comece a escrever e mantenha uma rotina.
Pesquisa, esboço e desenvolvimento de ideias são etapas críticas para escrever seu primeiro livro, mas pode chegar um momento em que a preparação se torne procrastinação. Em um certo ponto, é hora de começar a escrever seu rascunho. Isso requer comprometimento com rotinas consistentes e hábitos de escrita produtivos. Existem passos simples que você pode tomar para maximizar sua chance de sucesso. Só porque você não é Stephen King ou J.K. Rowling não significa que você não deva tratar a escrita como seu trabalho em tempo integral. Tente definir metas diárias de contagem de palavras para mantê-lo no caminho certo. Agende o horário de escrita e coloque-o em seu calendário para que você não o pule. Peça a um amigo ou colega escritor que o responsabilize, enviando-lhes atualizações sobre o quanto você escreveu naquele dia.
6. Termine seu primeiro rascunho.
Ao escrever seu primeiro rascunho, você encontrará dúvidas, falta de motivação e bloqueio dos escritores. Isso é normal. Sempre que você se sentir preso, tente voltar ao seu esboço ou pesquisar para se inspirar. Tente gerenciar suas expectativas também. Seu primeiro livro provavelmente não será uma obra-prima geracional ou um livro best-seller do New York Times, e tudo bem. Se você se compara a grandes nomes da literatura, você está prestando um desserviço ao seu trabalho. Tudo o que você pode fazer é continuar escrevendo até chegar ao fim.
7. Revisar e editar.
Todo bom livro passa por muitas rodadas de revisões. Você pode suportar o processo de edição sozinho ou pedir ajuda a um amigo ou editor profissional. De qualquer forma, você precisa ter um olhar honesto e implacável sobre sua escrita para que você possa saber o que precisa ser retrabalhado. Procure frases que se baseiam em tropos clichês ou descritores excessivamente comuns. Se você estiver escrevendo ficção, tente determinar onde há inconsistências de personagens, buracos no enredo ou lacunas na lógica. Desenvolva um sistema para acompanhar suas edições.
8. Escreva seu segundo rascunho.
O segundo rascunho é a sua oportunidade de aplicar suas revisões e edições. Também é uma chance de considerar perguntas maiores e abrangentes que só podem ser respondidas depois que você já concluiu seu primeiro rascunho. Seu livro tem um tom consistente? Existe um tema abrangente que possa ser desenvolvido e fortalecido? Há partes fracas do livro que podem ser cortadas por completo? O segundo rascunho também é uma chance de abordar questões mais granulares. O livro tem um gancho de abertura forte? Uma conclusão impactante?
9. Publique seu livro.
Depois de terminar o rascunho final, é hora de publicar. Com a ascensão de mercados online e e-readers como o Kindle, a autopublicação está mais fácil do que nunca. Alternativamente, se você quiser seguir o caminho tradicional, você pode enviar uma proposta de livro para uma editora, idealmente com a ajuda de um agente literário. Depois de publicar com sucesso, tudo o que resta a fazer é sentar, relaxar e começar a trabalhar em seu segundo livro.
Comments