top of page

20 filmes biográficos sobre escritores que você não vai querer perder!


Eu não sei vocês, mas sou apaixonado por biografias, principalmente se estas envolvem nossos autores favoritos! Pensando nisso, resolvi dar uma vasculhada e selecionar filmes biográficos sobre escritores, desde poetas a dramaturgos e romancistas. Não assisti a todos da lista, mas pretendo começar em breve! Veja:

Filmes biográficos sobre escritores que você precisa conhecer

1. Wilde – O Primeiro Homem Moderno (1997)

A história de Oscar Wilde, poeta, dramaturgo e gênio. A autorrealização de sua homossexualidade causou enorme tormento enquanto tentava conciliar paternidade, casamento e responsabilidade com o seu amor obsessivo pelo Lord Alfred Douglas, apelidado de Bosie. Após ação legal aberta pelo enfurecido Marquês de Queensberry, pai de Bosie, Wilde se recusa a fugir do país e é condenado a dois anos de trabalhos forçados pelo tribunal de uma intolerante sociedade vitoriana.

2. Capote (2005)

Em novembro de 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama a atenção de Capote, que estava em ascensão nos Estados Unidos. Capote acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar sua teoria de que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. O filme é excelente, vale a pena!

3. Sylvia – Paixão Além das Palavras (2003)

A história de Sylvia Plath (Gwyneth Paltrow), uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes (Daniel Craig), por quem se apaixona e vive um longo romance.

4. O Carteiro e o Poeta (1994)

Mario (Massimo Troisi) é um carteiro que, ao fazer amizade com o grande poeta Pablo Neruda (então exilado político), vira seu carteiro particular e acredita que ele pode se tornar seu cúmplice para conquistar o coração de uma donzela. Descobre, assim, a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos meios dialéticos de Sócrates-Platão.

5. Os Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000)

Vivendo em um asilo ao término de sua vida, o Marquês de Sade (Geoffrey Rush) torna-se amigo do diretor do asilo em que reside, Abbe Coulmier (Joaquin Phoenix). Com ele o Marquês troca confidências a respeito da afeição de ambos para com a lavadeira do asilo, Madeleine (Kate Winslet). A amizade de ambos cresce cada vez mais, até que Napoleão Bonaparte envia ao asilo um conceituado médico (Michael Caine), no intuito de curar o Marquês de sua suposta loucura. Entretanto, a vinda do médico apenas faz com que o caráter rebelde do Marquês fique cada vez mais forte.

6. Henry & June – Delírios eróticos (1990)

Em Paris, no início da década de 30, o escritor Henry Miller (Fred Ward) forma um triângulo amoroso com sua mulher (Uma Thurman) e sua amante (Maria de Medeiros), que sente atração por ambos os lados do casal mas, apesar de casada, não se interessa muito pelo marido.

7. Eclipse de uma paixão (1995)

Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio), “o poeta dos sentidos”, como ficou conhecido, revolucionou a poesia do final do século XIX e continua influenciando escritores e surpreendendo leitores até hoje. O filme foca no turbulento período de produção literária de Rimbaud, que coincide com o tempo em que viveu apadrinhado por outro grande poeta, Paul Verlaine (David Thewlis). Mas a admiração de um escritor pelo outro vai além, faz com que ambos de apaixonem, para desespero da mulher de Verlaine (Romaine Bohringer). Esse triângulo amoroso explosivo e provocante proporciona a DiCaprio e Thewlis, duas atuações corajosas e vibrantes.

8. Mary Shelley (2017)

A história do romance entre o carismático poeta Percy Shelley e Mary Wollstonecraft, uma jovem de 17 anos. A sinopse é curtinha, mas o filme é bem legal (e bem recente também).

9. Mistérios e Paixões (1991)

Prepare-se para fritar o cérebro com esse filme! Bill Lee é um escritor fracassado que trabalha como dedetizador de insetos para sobreviver. Seu emprego está por um fio, já que seu estoque de inseticida vive misteriosamente se esgotando. Ele descobre que sua mulher está viciada no produto, e, incentivado por ela, experimenta-o e inicia uma viagem alucinógena recheada de absurdos. O filme é inspirado na vida do autor William S. Burroughs, que escreveu o aclamado Naked Lunch. Que tradução foi essa, Brasil?

10. O Nosso Segredo (2014)

No auge de sua carreira, o escritor Charles Dickens encontra uma jovem que se torna a sua amante até o fim de sua vida. Mais uma sinopse bem sucinta, mas o filme é bem só isso mesmo! Haha! É interessante, um pouco triste, mas vale a pena para conhecer um pouquinho da personalidade do Dickens.

11. O Círculo do Vício (1994)

Em 1937, vivendo em Hollywood, Dorothy Parker (Jennifer Jason Leigh) relembra os tempos em que pertencia ao grupo Algonquin Round Table, formado por amigos escritores na Nova York dos anos 20. Entre festas, romances e amizades com os escritores, Dorothy passa por alcoolismo, comportamento autodestrutivo e tentativa de suicídio.

12. Hemingway & Martha (2012)

Drama centrado no romance entre o escritor Ernest Hemingway (Clive Owne) e a correspondente de guerra Martha Gellhorn (Nicole Kidman), sua inspiração para o livro “Por Quem os Sinos Dobram”, grande sucesso dos anos 40. Filme feito para televisão, exclusivo HBO.

13. O Desaparecimento de Garcia Lorca (1996)

Garoto apaixonado pela poesia de Garcia Lorca vai a Madri com os pais para assistir a estreia de uma de suas peças e o conhece. Meses mais tarde, em plena Guerra Civil, os dois se reencontram em Granada, onde um acontecimento explosivo, mudará o destino de todos que os cercam.

14. Flores Raras (2013)

Ambientado no Brasil dos anos 50, o filme contará a história do relacionamento entre a poeta norte‐americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Extremamente rico e, ao mesmo tempo, bastante conturbado, esse relacionamento rendeu frutos que são marcos artísticos universais: de um lado, a poética de Bishop, cujo auge ocorre exatamente no período brasileiro da poeta; de outro, a idealização e construção do Aterro do Flamengo, obra arquitetônica mundialmente conhecida, nascida do gênio delirante de Lota. Ao mesmo tempo, o filme será um passeio pela vida política, privada e pela história brasileira do Rio de Janeiro, na década de 50.

15. A Última Estação (2009)

Nos turbulentos últimos anos de sua vida, Leo Tolstoi (Christopher Plummer) se vê dividido entre sua doutrina da pobreza e da castidade e a realidade de sua enorme riqueza, seus 13 filhos e uma vida de hedonismo. Ele decide sair de casa em uma viagem, mas seu estado de saúde precário o impede de seguir adiante, fazendo-o acreditar que está morrendo sozinho. Daqueles filmes que falam mais sobre a vida amorosa do autor do que dos livros que ele escreveu.

16. Iris (2001)

A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer.

17. As Irmãs Brontë (1979)

Na Inglaterra do início do século XIX, as três irmãs Brontë, Charlotte, Emily e Anne praticam assiduamente a escrita e seu irmão, Brandwell, é um pintor de temperamento apaixonado. Charlotte é a única a conhecer o sucesso literário, após ter visto morrer, um por um, seu irmão e depois suas duas irmãs.

18. Violette (2013)

No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontra a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao mesmo tempo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

19. Terra das Sombras (1993)

Em 1952, na Universidade de Oxford, surge o relacionamento entre o professor e intelectual C.S. Lewis (Anthony Hopkins) e a escritora americana Joy Gresham (Debra Winger). Eles se encontraram após ela lhe ter escrito uma carta, sendo que esta correspondência a levou a sua primeira viagem à Inglaterra, que ela fez em companhia de Douglas Gresham (Joseph Mazzello), seu filho. Lewis a recebeu como cortesia, como parte da rotina de sua vida de professor, mas ele não sabia o que fazer quando algo lhe ficou claro: que estava apaixonado.

20. Além das Palavras (2016)

A história da poeta americana Emily Dickinson – de seus primeiros dias como uma jovem estudante até seus últimos anos, sendo uma artista reclusa e não reconhecida.

150 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page