Será que os grandes escritores, aqueles que consagraram diante a milhões de pessoas e estão por todos os cantos do mundo teriam segredos de escrita. Segredos que o ajudariam a melhorar a escrita? Será que eles possuem um contato restrito, exclusivo com forças que o presenteiam com o poder da escrita? Bem, sim a inspiração é algo importante, mas a verdade é que boa parte do trabalho de um grande escritor, daquele livro consagrado está fundamentado em práticas que você pode começar a empregar hoje sem sua jornada de escritor. E se fizer a que citamos aqui certamente vai melhor a escrita e consequentemente seus futuros livros e seus resultados como escritor.
O que diria a você grandes escritores como Charles Dickens, ou mega best-selleres como Agatha Christie? Ou nacionais como Jorge Amado. Ou contemporâneos brasileiros que estão vendendo milhares de livro como o jovem Raphael Montes, o que diriam para melhorar a escrita?
A primeira coisa, e uma das mais importantes que diriam seria leia. Leia o máximo que puder, uma enorme variedade de livros de ficção e não ficção também. Se vai se dedicar a um gênero específico como o policial, então leia mais policial, mas não se limite a ler somente policial, pois há uma riqueza de outros elementos narrativos em outros gêneros que só irão enriquecer sua capacidade de criação literária. Leia o máximo que puder. Seu cérebro irá absorver informações e estruturas narrativas, além de ritmo, oralidade, será algo automático. Com uma grande bagagem de leitura poderá discernir seus erros, e no decorrer de sua escrita ficará mais fácil tomar decisões coerentes.
A leitura em larga escala causa uma transformação na capacidade de perceber o nível daquela narrativa, daquela história em seus diversos elementos. Sem leitura você é inocente no campo literário, seu discernimento é frágil e suas escolhas infelizes.
Dentro desse universo da leitura você poderá observar aquilo que o agrada e o que o desagrada. Fazer essas anotações mentais irá te dar muito material na hora de decidir o rumo da sua história. Ler muito também ajudará você encontrar uma maneira de fazer diferente aquilo que está desgastado, e de repente criar algo muito original e se destacar até de maneira monumental. Harry Potter não foi fruto apenas da imaginação, mas da visão de uma grande leitora que pode ver o que estava faltando o que seria novo, sem a leitura você está a cegas qualquer ideia parece incrível porque seu conhecimento é pouco do que está sendo publicado ou já é consagrado.
Se gosta de postagens como essa se inscreva em nossa lista para receber nossa newsletter exclusiva- Assinar
Comments