top of page
Foto do escritorAlexandre Boure

Veja a idade de grandes escritores ao publicarem suas maiores obras?


Separamos 8 escritores da literatura brasileira e mundial. Veja!

Ninguém nasce gênio, certo? Apesar de algumas pessoas se mostrarem brilhantes já bem jovens, a genialidade normalmente vem associada à maturidade. Na literatura não é diferente: a maior parte dos grandes autores levou anos e anos de técnica, prática e muita escrita para conseguir produzir seu livro mais famoso. Se fizermos um levantamento, poderemos notar que a maioria das obras-primas é produzida quando o autor já é mais velho.

Como adoramos uma lista curiosa, resolvemos fazer esse levantamento! Afinal, com qual idade os grandes autores publicaram seus livros mais famosos?

Separamos 8 escritores da literatura brasileira e mundial. Veja!

1. Clarice Lispector: 56 anos

Obra: A hora da estrela

Clarice publicou A hora da estrela pouco antes de morrer, aos 56 anos, em 1977. Ela publicou seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, com apenas 23 anos. Sua escrita sempre teve o mesmo caráter existencial e enigmático desde a primeira obra, mas seus livros mais famosos e aclamados foram escritos muitos anos depois.

2. Machado de Assis: 42 anos

Obra: Memórias póstumas de Brás Cubas

Que Machado de Assis é genial, todo mundo sabe. Ele introduziu o Realismo no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas, em 1881, consagrando-se como um dos maiores escritores brasileiros a partir de então. Dom Casmurro e Quincas Borba foram publicados mais de dez anos depois, além das coletâneas de seus contos mais famosos.

3. Victor Hugo: 60 anos

Obra: Os miseráveis

Os miseráveis é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores clássicos da literatura mundial. E Victor Hugo o publicou quando já tinha 60 anos. Boa notícia para quem ser escritor, certo? Nunca é tarde para continuar produzindo. Mas temos que ser justos: ele também é autor do também clássico O corcunda de Notre-Dame, que publicou quando era bem mais jovem: 29 anos.

4. J. K. Rowling: 32 anos

Obra: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Independente de qual seja seu livro favorito da saga Harry Potter, aquele que realmente tornou a obra toda famosa é o primeiro. Joanne Rowling publicou Harry Potter e a Pedra Filosofal quando tinha 32 anos, em 1997. Hoje, a série toda caminha (se já não é) para ser o maior ícone cultural do início do século. Nada mal, hein?

5. Gabriel García Márquez: 40 anos

Obra: Cem anos de solidão

Mais um quarentão na lista! Gabriel García Márquez foi um dos maiores escritores da história, e Cem anos de solidão é considerada a segunda maior obra da literatura hispânica, atrás apenas de Dom Quixote de La Mancha. O autor o publicou quando tinha 40 anos, em 1967, inaugurando o Realismo mágico, muito característico de suas obras.

6. J. R. R. Tolkien: 62 anos

Obra: O senhor dos anéis (trilogia)

O senhor dos anéis foi a obra que modernizou e inaugurou um novo tempo na literatura de fantasia, e é uma das mais importantes do século 20. A trilogia foi publicada entre 1954 e 1955, quando o autor tinha 62 anos, mas os livros começaram a ser escritos em meados de 1937, cerca de 17 anos antes.

7. Carlos Drummond de Andrade: 43 anos

Obra: A rosa do povo

Inauguramos a poesia nesta lista com Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos maiores de seu gênero na literatura brasileira. Ele publicou sua obra máxima, A rosa do povo, com 43 anos, em 1945. As poesias, inspiradas no momento de guerra e regimes totalitários ao redor do mundo, são consideradas como tradução da época.

8. George R. R. Martin: 48 anos

Obra: As crônicas de gelo e fogo – A guerra dos tronos

Para finalizar, escolhemos A guerra dos tronos, da série As crônicas de gelo e fogo (esqueça o seriado, estamos falando do livro – sem spoilers!). Os livros ainda não foram concluídos, mas o primeiro da série foi publicado em 1996, quando o autor, George R. R. Martin, tinha 48 anos.

E você vai publicar um livro? Então comece por não escolher serviços amadores. Nós já trabalhamos em centenas de livros, conheça mais aqui


192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page