top of page

Como ser escritor quando não se é escritor?

Atualizado: 28 de jul. de 2020




Sabe quem foi o primeiro escritor nesse planeta? A poetisa acadiano / sumério Enheduanna (2285 aC-2250 aC) é por amplo acordo considerada a primeira escritora conhecida do mundo. Sim é lindo foi uma mulher a primeira! O primeiro escritor do mundo foi na verdade uma escritora. Ela fez uma pergunta: como ser escritor? É claro que não, ela inventou isso, mas seu sentimento era semelhante ao seu. Enheduanna é conhecida por dois outros nomes: Enheduana e En-hedu-Ana. 'En' significa Chefe ou Sumo Sacerdote, 'Hedu' significa ornamento e 'Ana' significa 'do céu'.


Enheduanna era a filha de Sargão, o Grande, ou Sargão de Akkad (c.2334 aC-2279 aC). Ela foi nomeada por seu pai para o posto da suma sacerdotisa do templo mais importante da Suméria, o templo do deus Nanna. Foi escritora de poetas e hinos e é mais conhecida por suas obras Inninsagura (a grande amante), Ninmesarra (a exaltação de Inanna) e Inninmehusa (deusa dos temíveis poderes). O historiador Paul Kriwaczek escreve: "Suas composições, embora redescobertas apenas nos tempos modernos, permaneceram modelos de oração peticionária por mais tempo. Através dos babilônios, elas influenciaram e inspiraram as orações e salmos da Bíblia Hebraica e dos hinos homéricos da Grécia. Os ecos de Enheduanna, o primeiro autor literário nomeado na história, podem até ser ouvidos no corpo de hinos da igreja cristã primitiva". Sua influência durante sua vida foi tão impressionante quanto o legado que ela legou à literatura.

Mas a escrita foi descoberta bem antes, na própria Suméria, há 4.000 a.c, é mesmo impressionante os séculos e séculos que correram para que um texto em forma literária surgisse. Isso por que, como sabemos, um texto literário é algo complexo, não é uma mera comunicação rasa ou breve ainda que essas sejam mais práticas. Se hoje nos perguntamos como ser escritor, e por que há 4.300 anos Enheduanna sentiu a necessidade de transbordar sua alma e sua consciência para que outros homens pudessem sentir tudo aquilo que era abstrato até então. A literatura vem para criar uma conexão mais poderosa com as estruturas da alma do homem, sua cultura e visão de mundo. É a alma se expressando com a sofisticação da linguagem. Toda a complexidade que sempre pertenceu ao silêncio como um segredo de cada homem, agora é exposta e trazida a luz para todos lerem e dizer: “sim, sim, eu sinto isso.” E todo esse poder de transmissão telepática é algo mágico, mas foi um desenvolvimento intelectual que fez a mágica acontecer.

Mas afinal a pergunta como ser escritor, leva a outra muito importante que é: o que é o torna um escritor?

Bem a resposta para isso pode ser bem ampla e muitas vezes contraditória. A pergunta talvez não seja: “como ser escritor,” mas talvez vá muito além disso pois se você não saber o que o torna um escritor nunca de fato vai saber se é um.

Aqueles que ficam na gaveta


Hoje podíamos dizer escritores de hd, por que boa parte dos textos está nos hds dos computadores, esperando todo o trabalho cuidadoso do processo de editoração: Cuidar da revisão – nada de erros de ortografia e gramática ou digitação; o Design de Capa; a Diagramação, enfim... Trazer ao mundo aquilo que nossa poetisa há 4.300 anos atrás não podia fazer com o limite da tecnologia. Bem você não precisa distribuir seu texto em pedaços de couro, ou papiros primitivos. Então como ser escritor? Sendo-o. Publicando oras. Se esse passo não é tomado nunca o saberá se é de fato um escritor. Pois ser escritor abrange muita coisa e uma das coisas primordiais é publicar. Imagine algo assim: Se Pelé, sim o mesmo Pelé com o mesmo talento e as mesmas pernas ficasse preso em uma casinha no interior do país, nos rincões mais distantes, e ali em um pequeno terreno jogasse sua bola. Com medo do mundo, num vilarejo tão longínquo que não mais que meia dúzia de pessoas saberiam que ali tinha um menino que gostava muito de bola e fazia coisas incríveis com ela. Bem, com a clara diferença da comparação de você escritor para Pelé jogador, ou você se compara a Gabriel Garcia Marquez? Bem, talvez não... Mas isso não impede de você ser um Túlio Maravilha por exemplo... Bem, essa analogia do futebol não é pra todos eu sei, desculpem. Mas o essencial é dizer que se Pelé ficasse lá nos confins do Brasil num terreninho batido, conhecido por meia dúzia de pessoas ele seria um jogador de futebol, bem muitos diriam que não e outros que sim. O lance é controverso. Muitos acreditam que apenas escrever o torna escritor e de certa forma é verdade, mas quando falamos de contexto social é preciso publicar.

Charles Dickens é o exemplo de maior perseverança e de como deixar os seus escritos na gaveta não está com nada. Como ser escritor? Dickens tem a resposta: Escreva - Se aprimore – Publique e Faça Marketing.

Mas publicar é ser escritor? Do meu ponto de vista não. Muitos textos são ruins o bastante o que não dá margem para acreditarmos que aquilo possa classificar o autor como escritor. O que ocorre muitas vezes é que o texto não passou por um processo de refinamento. O pretenso escritor não teve tempo ou cansou no meio do processo. São inúmeras coisas que podem tornar um texto ruim, aqui temos um artigo com diversos exemplos. Outro exemplo interessante que esclarece por que apenas publicar não é o que o torna escritor está em Franz Kafka esse gigante literário que em vida publicou pouca coisa, e deixando na gaveta sua principais obras foram publicados postumamente pelo seu amigo Max Brod, que ignorou o desejo de Kafka de ter seus manuscritos destruídos. Imagine se esse amigo o obedecesse, não teríamos um escritor desse tamanho que influenciou outros tantos como Albert Camus, Gabriel García Márquez e Jean-Paul Sartre. E o que Franz Kafka não perdeu no percurso de sua vida por escolher não publicar o que tinha de melhor, provavelmente muito.

Então quando se perguntar “como ser escritor” lembre-se que as respostas não são tão simples, mas o caminho é aquele mesmo de Charles Dickens: Escreva - Se aprimore – Publique e Faça marketing.


Se gosta de postagens como essa se inscreva em nossa lista para receber nossa newsletter exclusiva- Assinar

221 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3件のコメント


Fabiola Martins da Cruz
Fabiola Martins da Cruz
2022年6月17日

Grande incentivo para todos aqueles que tiveram histórias e estórias para contar!

Gratidão 🌹🌹🌹

いいね!

Alexandre Boure
Alexandre Boure
2020年7月07日

Que bom que gostou Abç

いいね!

zevicentepoeta
2020年7月07日

Alexandre Boure, agradecido pelo instigante artigo. Sou Zé Vicente, amante e cuidador da terra e de gente,que busque,como eu, sementes e salpicos de poesia e canções,que nos alimentem,feito Baião de Dois, na panela do sertanejo nordestino.

いいね!
bottom of page